"Poesia é como uma ave, ignora todas as fronteiras."

Yevgeny Yevtushenko

Com asas, bicos, penas e envergaduras de asa tão díspares como cinco centímetros (colibri-abelha-cubano) ou três metros e meio (albatroz-errante), as aves povoam os nossos céus e são capazes de fazer migrações de milhares de quilómetros. Algumas espécies perderam a capacidade de voar, como acontece com as avestruzes e os pinguins, outras são especializadas na caça e na pesca, como as aves de rapina, ou adaptadas ao silêncio da noite, como as corujas.

Por serem animais de sangue quente, os seus ovos tem de ser incubados de forma a manterem os embriões quentes no seu interior, até eclodirem. A maioria das aves presta cuidados parentais durante algum tempo após a eclosão. Algumas aves são animais de estimação populares, como as araras e os papagaios.

As aves são a descendência viva dos dinossauros e existem atualmente mais de 10 mil espécies conhecidas.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre aves. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Psitacídeos: Tudo o que Precisa Saber
Os psitacídeos são fantásticas aves de companhia onde se incluem araras, papagaios, cacatuas, agapornis e outras. Descubra tudo sobre estas aves exóticas.
Crias de Andorinhão: O Que Fazer Se Encontrar Uma
Entre Maio a Agosto muita gente se depara com crias caídas dos ninhos e não sabe o que fazer. Saiba neste artigo como tratar delas e as devolver à natureza.
Foto-Reportagem: Aves Urbanas
Vivemos rodeados destas aves comuns e habituámo-nos à sua presença e ao seu canto, ao ponto de considerá-las banais e deixarmos de reparar nelas.
Papagaio Verdadeiro
É o mais procurado dos papagaios para ser animal de estimação, por ter fama de melhor "falador" de entre os papagaios do Brasil.
Calopsita
A calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interactivo, principalmente quando domesticado.

Artigos mais recentes sobre aves